Bairro São José recebe mutirão de limpeza
- Reginaldo De Souza Dias
- 4 de fev. de 2019
- 1 min de leitura

As ações para controle e prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti devem ser mantidas durante todo o ano. Entretanto, com a chegada das chuvas e o aumento das temperaturas tornam as medidas de prevenção ainda mais relevantes. Neste sábado (2), agentes da Epidemiologia de São Gonçalo do Sapucaí, realizaram um mutirão de limpeza no bairro São José, com o intuito de recolher os lixos acumulados nos terrenos baldios e encosta do córrego, evitando assim, a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, São Gonçalo registrou seis casos suspeitos em 2018, e em janeiro deste ano já foram três casos. Ainda segundo a SES-MG, cerca de 80% dos focos do Aedes estão dentro das residências e o período de chuvas e calor é considerado o cenário ideal para proliferação do mosquito.

Entre as ações de prevenção e controle do Aedes está o cuidado com o armazenamento de lixo, que deve ser mantido em recipiente fechado, além de acondicionar adequadamente os materiais para reciclagem que podem acumular água. Manter a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada e as calhas livres de entupimentos são outras atividades fundamentais para a prevenção de novos focos. Os pratinhos de plantas precisam ser eliminados, além do cuidado especial com bebedouros de animais. Também é recomendável retirar o fundo de latas, caixas de leite e similares antes do descarte.
Imagens Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Sapucaí
Comments