top of page

Minha Terra, Água Comprida

  • Foto do escritor: Reginaldo De Souza Dias
    Reginaldo De Souza Dias
  • 1 de fev. de 2019
  • 1 min de leitura

O Brasil Metrópole vai contar a história do bairro Água Comprida, localizado na zona rural a cerca seis quilômetros de São Gonçalo do Sapucaí, baseado no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), do professor Silas Azevedo Eugênio, morador do bairro, intitulado como " Histórias, Memórias e Cotidiano do bairro Água Comprida em São Gonçalo do Sapucaí - MG".

Segundo o estudo, o bairro é chamado de Água Comprida, devido a uma corrente de água, que desce da serra formando um córrego que passa no meio do bairro e atualmente possui cerca de 500 moradores.

Nossa reportagem tem como sua principal trilha sonora o fole da sanfona do senhor, José Luiz Domingues, que vive ali desde que nasceu. Ele conta que todos os dias toca seu acordeão debaixo de um pé de manga em frente a igreja Sagrado Coração de Jesus, e que já virou um ritual. Quem passa pelo local garante, ele não falha nem um dia.

João Raimundo Azevedo (bengala na mão) ao lado dos amigos - imagem Brasil Metrópole

Conversamos também com João Raimundo Azevedo, o Joãozinho da Água Comprida, um ícone do bairro. Ele também vive ali desde que nasceu, e é conhecido pela região como um dos mais divertidos bastião (palhaços que alegram-se e brincam entre si, falando versos para cada letra cantada pelo reisado) e congadeiro da região.

Neste vídeo moradores e o professor Silas Ribeiro faz um breve resumo sobre como nasceu e qual a importância do bairro para São Gonçalo do Sapucaí.


Comments


©2018 by Brasil Metrópole.

bottom of page