top of page

14 alimentos que você não deve colocar na geladeira

  • Yahoo
  • 16 de jan. de 2019
  • 2 min de leitura

Você é daquelas que sai colocando tudo (ou quase tudo) na geladeira para conservar mais os alimentos? Não é que esteja totalmente errada, mas existem alguns produtos que se preservam melhor fora desse ambiente úmido e gelado.

Veja abaixo uma relação de produtos que devem ficar de fora da sua geladeira:

1. Cebola: Possui um amadurecimento muito lento não havendo a necessidade de refrigeração. Sem contar que, em ambientes úmidos, tende a murchar e mofar mais facilmente. Isso porque possui alto teor aquoso e a refrigeração dificulta sua ventilação. O indicado é armazená-la em um local escuro à temperatura ambiente.

2. Alho: Assim como a cebola, o alho exige ventilação e tende a ficar murcho e mofado mais rapidamente quando armazenado na geladeira. E mais: na refrigeração tende a perder sabor. (Recomendação que não vale para o alho descascado e picado, que deve ser condicionado em geladeira).

3. Tomate: Se a fruta estiver verde, não há necessidade de condicioná-la na refrigeração, já que a temperatura baixa retarda seu amadurecimento, além de comprometer ser sabor.

4. Batata: Também não necessita da refrigeração, que acaba transformando seu amido em açúcar e alterando o seu sabor e sua textura.

5. Banana: É preciso muito cuidado com o resfriamento excessivo de frutas, pois pode causar consequências indesejáveis nas características sensoriais, principalmente no sabor e textura. A banana na geladeira, por exemplo, fica com a casca preta por causa de uma desordem fisiológica do vegetal.

6. Mamão, pêssego, kiwi e morango: Com a refrigeração excessiva, essas frutas acabam perdendo a textura, bem como o sabor. Portanto, caso queira consumi-las geladas, armazene-as na parte inferior da geladeira e por pouco tempo.

7. Melão e melancia: Enquanto estiverem inteiros podem permanecer em temperatura ambiente, logo depois de abertos e fatiados deve ir para a geladeira.

8. Farinha: A refrigeração favorece o aumento do teor de água dos alimentos secos, o que possibilita o surgimento de micro-organismos.

9. Açúcar: Alguns costumam colocá-lo na geladeira, mas por trata-se de um alimento com vida de prateleira alta, mesmo depois de aberto, não há a necessidade de mantê-lo sob refrigeração.

10. Mel: Com a refrigeração, o açúcar do produto pode cristalizar.

11. Chocolate: A refrigeração compromete o seu sabor, bem como a sua textura.

12. Pão: Não é indicado ir para a geladeira porque a refrigeração tente a ressecá-lo mais rapidamente.

13. Azeite: Seu sabor é comprometido pela refrigeração. Para preservar sua integridade, é recomendado armazená-lo longe do calor excessivo, do ar, da umidade e da luz.

14. Café: Nada de colocá-lo na geladeira. O ambiente frio favorece a sua condensação que compromete o seu sabor.


Comments


©2018 by Brasil Metrópole.

bottom of page